A Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) promove debate com os candidatos e as candidatas ao Governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado nas Eleições 2018. O encontro acontecerá no próximo dia 24, a partir das 18h, na Fundição Progresso, Lapa/RJ e reunirá os/as candidatos/as que assinaram a Carta-Proposta para Agricultura Familiar e Agroecologia, apresentada pela AARJ.

Leia a Carta

Até o momento, 37 candidatos/as de seis partidos políticos assinaram a carta se comprometendo com as pautas apresentadas pela Articulação e se dispondo, caso eleitos/as, a dialogar e a receber em audiência pública representantes da AARJ e dos movimentos sociais para traçar estratégias de implementação das propostas.

Confira abaixo a lista dos/as que assinaram o documento e a programação do evento

Para Claudemar Mattos, integrante da AARJ, é papel da Articulação monitorar e propor políticas públicas, que constam nos 18 pontos de reivindicação da Carta, entre elas a criação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

 Conheça o evento no facebook

“Queremos o compromisso dos candidatos e candidatas contra a privatização da Cedae; a favor da efetivação da Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural com princípios agroecológicos e metodologias participativas envolvendo órgãos estaduais e sociedade civil; a promoção da participação efetiva das mulheres agricultoras na construção e execução de políticas públicas que garantam sua permanência nos territórios e preservação dos saberes tradicionais; a criação de um programa estadual de redução do uso dos agrotóxicos, com foco especial nas regiões serrana e noroeste. Essas são algumas de nossas reivindicações. Entendemos esse processo eleitoral como um importante momento de comprometermos os políticos com a nossa causa, que é de interesse de todos e todas”, esclarece Claudemar.

Leia também: Candidatos/as apoiam propostas da sociedade civil para agricultura familiar e agroecologia no Rio de Janeiro

AARJ existe desde 2006 e reúne milhares de agricultores e agricultoras portadores de experiências em agroecologia no campo e na cidade. É composta por coletivos e organizações de base, sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, organizações da sociedade civil, professores, pesquisadores, estudantes e consumidores.

PROGRAMAÇÃO 

Durante o Encontro com os/as Candidatos/as, será exibido o filme “Caminhos do Rio” e, após o debate, haverá confraternização ao ritmo de samba. O bar da Fundição estará aberto servindo comidas e bebidas.

LISTA DE CANDIDATOS/AS QUE ASSINARAM A CARTA

Governador/a

Tarcisio Motta (PSOL)
MarciaTiburi (PT)

Senador/a

Lindbergh Farias (PT)
Chico Alencar (PSOL)

Deputado/a Federal

Jandira Feghali (PCdoB)
Reimont (PT)
Renato Cinco (PSOL)
Wadih Damous (PT)
Taliria Petrone (PSOL)
Luis Sérgio (PT)
Danilo Funke (PSOL)
Tatiana Roque (PSOL)
Molon (PSB)
Glauber Braga (PSOL)
Prof. Fabiano (PSOL)

Deputado/a Estadual

Flavio Serafini (PSOL)
Sergio Ricardo Verde (PSOL)
Renata Souza (PSOL)
Ronaldo Quilombola (PT)
Iara (PCdoB)
Mônica Francisco (PSOL)
Gilberto Palmares (PT)
Walkíria Nictheroy (PCdoB)
Marcel Silvano (PT)
Gustavo Bueno (PSOL)
Renata Neves (PT)
Waldeck (PT)
Robson Leite (PT)
Daniela Petti (PSOL)
Paulo Bastos (PMB)
ElikaTakimoto (PT)
Josemar (PSOL)
Dyonne Boy (PSOL)
Erica Collares (PV)
Tayna Paolino (PCdoB)
Clarice (PT)
Carlos Minc (PSB)
SERVIÇO
O que: Debate com candidatos e candidatas do Rio de Janeiro sobre Agroecologia
Quando: 24/09/18 (segunda-feira), a partir das 18h
Onde: Fundição Progresso - Rua dos Arcos, 24, Lapa, Rio de Janeiro/RJ
Quem promove: Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ)
Assessoria de Imprensa: Viviane Brochardt - (61) 98178.1911