No último dia 23 de agosto, as organizações da sociedade civil integrantes da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), reunidas em Brasília/DF, divulgaram uma carta em que afirmam a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), pública e gratuita, como um serviço essencial para o sucesso da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO).

Leia a Carta na íntegra

As organizações chamam atenção para “a redução acentuada dos orçamentos destinados aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)” e para “os sistemáticos atrasos nos pagamentos de serviços de ATER contratados”. De acordo com as organizações, “esses atrasos são particularmente comprometedores para as organizações da sociedade civil que dependem desses fluxos financeiros para manutenção de suas equipes técnicas”.

Em 22 de agosto passado, 13 organizações vinculadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) protocolaram na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) ofícios reiterando a gravidade da situação. As organizações “solicitam o estabelecimento de um cronograma de pagamentos dos serviços já prestados e esclarecimentos dos critérios adotados para priorização de pagamentos, que apenas para essas organizações já somam um montante de mais de 11 milhões de reais”.