Por  Mariana Bitencourt

O IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) começou nesta quinta-feira, 31/05, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com o lema Agroecologia e Democracia Unindo Campo e Cidade , o IV ENA  e traz a cultura da agroecologia para o dia-a-dia do Parque Municipal da capital mineira. A nova proposta de ocupação do Teatro Francisco Nunes é a Mostra de Arte e Cultura da Agroecologia. A ideia é trazer para a população de Belo Horizonte e para  os/as  participantes  do IV ENA, trabalhos culturais produzidos por diferentes grupos  vindo do campo, das florestas e das águas dos quatro cantos do Brasil

Elena Ciciliotti, uma das produtoras da Mostra, explica que o trabalho busca lembrar que “a agroecologia não é apenas a parte alimentar. Existe toda uma expressão artística dos grupos e comunidades que precisa ser valorizada”, assegura Elena.

Uma exibição de curta-metragens sobre saberes indígenas, seguida de uma roda de conversa, abriu a programação da Mostra, desta quinta-feira. A pretensão é ocupar, de forma criativa e muito simbólica, um espaço tão tradicional quanto o Teatro Francisco Nunes. Além disso, até o final do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV  ENA),  acontecem atividades como curtas sobre água e mineração. Espetáculos de dança e teatro compõem a programação,  que é gratuita, no Parque Municipal.