No sábado 5 de maio ocorrerá o segundo Encontro Potiguar de Agroecologia, o II EPA, que terá início às 8h na sede da CECAFES em Natal, no Rio Grande do Norte. Cerca de 250 participantes, sendo agricultoras, agricultores, professoras e professores, estudantes, consumidores e consumidoras, mulheres e jovens do campo e da cidade do RN debaterão o tema “Agroecologia e Democracia unindo campo e cidade”. O evento estadual é preparatório para o IV Encontro Nacional de Agroecologia, IV ENA, que será em Belo Horizonte entre os dias 31 de maio e 3 de junho.

A programação do II EPA terá início às 7h com a Feira Agroecológica de Saberes e Sabores com distribuição de materiais sobre agroecologia e degustação dos produtos agroecológicos produzidos no RN. Às 9h, no auditório da CECAFES, o debate sobre “Agroecologia e democracia unindo campo e cidade” será facilitado por Isolda Dantas, vereadora de Mossoró pelo PT, e Mateus Fernandes, jovem agricultor da comunidade Permissão, Janduís. As atividades da manhã serão abertas ao público em geral. Na parte da tarde, participantes apresentarão exepriências/trabalhos sobre agroecologia e desenvolverão atividades auto gestionadas.

“Agroecologia não se constrói de forma isolada. Pra fortalecer o debate da agroecologia é preciso que esteja contextualizado com o que a sociedade vivencia no momento. Diante do retrocesso nas políticas públicas e desmonte de direitos que vive o país, é urgente unir campo e cidade na defesa da agroecologia e da democracia” alerta Rejane Medeiros do Centro Feminista 8 de Março.

Na defesa da agroecologia, Neneide Lima da Rede Xique Xique diz que “o encontro potiguar é muito importante pra gente ter mais discussões sobre agroecologia no estado. A sociedade num geral precisa saber o quanto a agroecologia é benéfica pois é uma forma de viver e produzir sem agredir o meio ambiente e sem explorar o trabalho e a vida das pessoas, com diversidade de produção e sem agrotóxico”. A coordenadora da Rede ainda explica a escolha do local do evento: “Aproveitando que a Cecafes já tem a comercialização, e que é o espaço da agricultura familiar em Natal, é o lugar ideal pra fazer a ponte campo e cidade.”

Marcírio Lemos, da coordenação potiguar da Articulação Semiárido Brasileiro, ASA, reforça: “o EPA é uma forma de organizar a contribuição do nosso Estado para o Encontro Nacional de Agroecologia, o ENA, que vai acontecer em junho, em Belo Horizonte. Levar ao ENA a diversidade do que se produz e a realidade que vivemos no RN é somar no processo de articulação campo e cidade na construção da agroecologia e defesa da democracia de todo o país”.

O II EPA se encerrará às 16h com tarefas encaminhativas rumo IV ENA.