Acaba de ser lançada a versão com legendas em português do documentário Sementes: bem comum ou propriedade privada?, produzido pelo Coletivo de Sementes da América Latina. O grupo é formado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), do Brasil; a ANAFAE, de Honduras; a Redsag, da Guatemala; a Red de Biodiversidad, da Costa Rica; o Grupo Semillas, da Colombia; a Acción Ecológica, do Ecuador; a Acción por la Biodiversidad, da Argentina e o GRAIN, que atua no México e na Argentina.
Sementes: bem comum ou propriedade privada? é um documentário em que as protagonistas são as sementes crioulas, nativas nas mãos das comunidades camponesas e dos povos indígenas. As nossas sementes! As gravações partem do relato daquelas e daqueles que defendem as sementes crioulas e nativas na América Latina, contando com experiências e lutas do Equador, Brasil, Costa Rica, México, Honduras, Argentina, Colômbia e Guatemala.

O documentário aborda a defesa das sementes nativas como parte integral da defesa do território, da vida e da autonomia dos povos. Além disso, evidencia a relação entre as mulheres indígenas e as sementes nativas, as trocas e fluxos das sementes nas comunidades, a história da origem do milho, a importância das sementes nas cerimônias dos Maias, o agradecimento e a benção das sementes, as feiras e trocas e algumas experiências locais de recuperação e manejo de sementes crioulas.

Também estão presentes as lutas contra as legislações neoliberais e privatistas de sementes na América Latina e contra a Convenção pela Proteção das Novas Variedades de Plantas (UPOV 91), contra a imposição das sementes transgênicas, e ainda a resistência à aplicação de agrotóxicos e herbicidas e ao avanço do agronegócio sobre as terras e territórios dos camponeses, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais.

Tudo alinhado ao marco da defesa das sementes como patrimônio dos povos e à serviço da humanidade no caminho da Soberania Alimentar.

Nos ajude a multiplicar e divulgar o documentário, em especial aos guardiões e guardiãs de sementes e da agro e sociobiodiversidade latino-americana!

Acesse o link e semeie o bem comum: https://vimeo.com/240217030