Cuidar das Borboletas: agricultura natural na região de Campinas” é um curta-metragem que apresenta o trabalho desenvolvido em São Paulo por agricultoras do assentamento Milton Santos e por produtores da região de Campinas e conta a história de Romeu Leite, fundador da Vila Yamaguishi Orgânicos, um dos maiores conhecedores no Brasil do processo de criação de galinhas em sistemas agroecológicos.

O filme foi lançado na última terça-feira (4/7), como parte da programação do “Seminário Nacional sobre o Programa Ecoforte: Redes de Agroecologia para o Desenvolvimento dos Territórios”, realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A exibição aconteceu após um dia de visita a experiências de implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF) apoiados pelo Ecoforte no Assentamento 17 de Abril, município de Restinga/SP.

Sob o céu estrelado onde pairava uma lua “crescente-quase-cheia”, a plateia atenta – formada por assentados e assentadas da reforma agrária, representantes das 28 redes que integram o Ecoforte e apoiadores do programa – conheceu os trabalhos apoiados pela Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC).  “Só tenho a agradecer aos produtores pelo vídeo de alta qualidade e que pode inspirar mais pessoas a aderirem à agroecologia”, disse Romeu Leite.

Cuidar das Borboletas é o 21º episódio da série Curta Agroecologia, produzida pela ANA e exibida pelo Canal Saúde, da Fiocruz, para dar visibilidade às experiências de agroecologia em todo o País. Todos os episódios estão disponíveis no canal da ANA no youtube e no site do Canal Saúde.

Cuidar das Borboletas pode ser assistido pelo link https://youtu.be/xFKghmAlqmY

Ecoforte

O Programa Ecoforte, lançado ainda no governo da Presidenta da República Dilma Rousseff, integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) e visa o fortalecimento e a ampliação das redes, cooperativas e organizações socioprodutivas e econômicas de agroecologia, extrativismo e produção orgânica.

Durante o Seminário sobre o Ecoforte, o diretor de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil (FBB), Rogério Biruel, anunciou o lançamento de novo edital para redes de agroecologia, no valor de R$ 25 milhões. Os recursos do Ecoforte são oriundos da Fundação Banco do Brasil, do Fundo Amazônia e do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Matérias relacionadas:

Programa Ecoforte terá R$ 25 milhões para investir em redes de agroecologia

2 comentários

  • Trabelhei este curta com os alunos de um projeto de educação ambiental aqui em Ilha Solteira – SP.
    Hoje analiso a percepção de cidadania desses estudantes, e o video de vocês ajuda muito. Valeu e parabéns pelo belo trabalho.

    • Caro João, ficamos felizes que o nosso material tenha auxiliado em suas aulas. Estamos à disposição. Abs