images rádioA Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) lança a série especial de reportagens ‘Caravana Agroecológica’.  Composta por 10 reportagens radiofônicas, a série irá retratar as dificuldades e os benefícios encontrados pelos produtores rurais que optam por cultivar os seus alimentos a partir de uma perspectiva ecológica de respeito à natureza.

Neste primeiro programa, chamado “O mercado de banana”, convidamos os nossos ouvintes a viajar para a Região Sul, especificamente pelo Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e saber como o Sistema Participativo de Conformidade Orgânica, que garante o selo de produto orgânico, tem contribuído para fortalecer a agricultura familiar livre de veneno na região.

OUÇA O PROGRAMA:

Nos últimos tempos, a preocupação com a origem do alimento que vai para a mesa dos brasileiros tem aumentado. Os produtos orgânicos são encontrados com mais facilidade nos supermercados e as feiras agroecológicas têm se tornado mais populares nas cidades. Porém, pouco se sabe sobre os bastidores da produção agroecológica no Brasil, o quê motivou a ANA a sistematizar experiências agroecológicas desenvolvidas em sete territórios brasileiros gerando informações que subsidiaram os programas de rádio.

As sistematizações integram o projeto ‘Promovendo a Agroecologia em Rede’, realizado com o apoio da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A série Caravanas Agroecológicas é uma realização da ANA em parceria com a AS-PTA e diversas organizações locais e produção da Agência Pulsar.