logo_encontro_juventude_SABPor Ermaela Cícera Freire (Ascom do Insa)

No período de 28 a 31 de janeiro, será realizado o Encontro de Jovens Rurais do Semiárido, que reunirá cerca de 300 jovens oriundos de todos os estados do Semiárido brasileiro para discutir temas voltados à convivência com a região.

Promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), o evento acontecerá na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB).

O objetivo central é fortalecer as pautas da juventude do Semiárido nos espaços de participação e no processo de construção das políticas de desenvolvimento territorial, além de contribuir com subsídios e diretrizes para o Plano Nacional de Juventude e o Plano de Sucessão Rural. Com essa perspectiva, o Encontro mobilizará diversas expressões juvenis do campo.

Com o tema Compartilhando e construindo novos saberes sobre o Semiárido, o evento pretende ainda promover o intercâmbio entre jovens dos territórios rurais do Semiárido brasileiro. Dessa forma, oportunizará espaços de troca de experiências e vivências coletivas de aprendizagem, buscando fortalecer a participação dos movimentos juvenis do campo nas políticas públicas de juventude voltadas para a região.

O Procase realiza o evento em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Programa Semear conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, Procasur e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Juventude Rural

No Brasil, cerca de 8 milhões de jovens vivem nas zonas rurais, onde ocupam espaços significativos na produção agrícola, bem como nos processos participativos comunitários. Esses jovens, homens e mulheres do campo, enfrentam um grande desafio: a sucessão e permanência rural. Nesse cenário, é necessário repensar e transformar a concepção da relação campo-cidade, promovendo o fortalecimento das áreas rurais como ambiente interessante para a juventude rural.

Procase

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Semiárido, conta com a parceria do Fida e apoia iniciativas de organizações de agricultores familiares em 56 municípios paraibanos, buscando desenvolver ações para o fortalecimento com a convivência com o Semiárido, incentivando especialmente a inserção de mulheres e jovens neste processo. O Insa é parceiro do Procase oferecendo orientação técnica na implantação de 560 campos de palma forrageira na Paraíba, compreendendo as microrregiões do Cariri (ocidental e oriental), Seridó, Curimataú e Sertão Central.

Acesse a programação.