Caso não esteja visualizando as imagens, clique em Mostrar Imagens em seu programa de emails

Boletim da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) – julho de 2015

 

DE OLHO NA POLÍTICA NACIONAL DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA

Movimentos reivindicam políticas para reforma agrária e garantia dos territórios das comunidades tradicionais no próximo Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica

canpo ministroA Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) realizou sua primeira plenária da 11ª reunião na última quarta-feira (08/15), no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília, para avançar na construção do II Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) com vigência de 2016 a 2018. Com a participação do ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República, e diversas lideranças do movimento agroecológico algumas propostas estão sendo discutidas em busca do aprimoramento do próximo plano.

Leia mais…

ST de Produção, Fomento, Crédito e Agroindustrialização na CNAPO

St producao fomentoA reunião da Subcomissão Temática de Produção, Fomento, Crédito e Agroindustrialização ocorreu no dia 08 de julho em Brasília. De acordo com Luciano Silveira, da AS-PTA, é preciso produzir material de comunicação dos agricultores com linguagens para agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e funcionários dos bancos. E também desassociar o crédito da lógica familiar de endividamento, de modo a permitir que não precise focar só no homem garantidndo a capacidade individual de individamento.

Leia mais…

ST de Produção Orgânica na CNAPO

st producao organicaA Subcomissão Temática de Produção Orgânica (STPorg) se reuniu no dia 08 de julho de 2015 em Brasília. É a única citada pelo decreto e composta por um sistema perene ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Sua nova função é cuidar da execução do Planapo e mantém sua cadeira permanente na CNAPO. O novo formato altera o funcionamento e dá novas dimensões ao sistema.

Leia mais…

ST de Biodiversidade da CNAPO

st sociobioA ST de Sociobiodiversidade da CNAPO se reuniu no dia 08 de julho em Brasília. Durante a plenária foi lida a Carta Política do I Encontro Tocantinense de Agroecologia, com reivindicações e denúncias das organizações agroecológicas do estado. Outro informe de agenda foi o II Seminário de Sociobiodiversidade, que ocorreu maio de 2015 e teve ampla participação da sociedade civil representando todos os biomas: o debate qualificado mostrou a força dessa temática no âmbito da política, avaliaram. A principal proposta do ST Sociobiodiversidade foi a incorporação de um novo eixo da sociobiodiversidade a ser utilizado no próximo Planapo para fortalecer as demandas das populações extrativistas e tradicionais.

Leia mais…

ST de Insumos na CNAPO

insumosA ST de Insumos da CNAPO se reuniu no dia 08 de julho em Brasília. Sua principal proposta foi criar, implementar e monitorar o Programa Nacional de Bioinsumos para agricultura orgânica e de base agroecológica – PNBIO, incluindo pesquisa, desenvolvimento e fomento na produção e aplicação de bioinsumos que sejam adequadas aos sistemas agroecológicos e orgânicos de produção, que não causem danos à saúde e ao meio ambiente.Com iniciativas que vão  desde o resgate e sistematização de práticas, que já são tradicionalmente utilizadas na agricultura familiar, até o fomento à pesquisa tanto em órgãos públicos como particulares de bioinsumos, o documento da ANA serviu de base para a elaboração dessa proposta.

Leia mais…

ST Sementes na CNAPO

semetes stA ST de Sementes da CNAPO reuniu-se no dia 08 de julho de 2015. De acordo com Gabriel Fernandes, da AS-PTA e coordenador do grupo, houve uma boa correspondência das propostas da ANA com o que aparece no Plano Plurianual (PPA) em relação às sementes. Mas a falta de informações sobre as propostas da Embrapa, que está encarregada de uma série de atividades sobre sementes, foi questionada. Para um melhor acompanhamento dessas discussões, foi reivindicada a participação de dois membros do ST no Comitê do PAA. 

Leia mais…

St de Conhecimento na CNAPO

st conhecimentoA Subcomissão Temática de Conhecimento se reuniu no dia 08 de agosto em Brasília. Reivindicou a participação  da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a CNPq (Comissão Nacional de Pesquisa Científico e Tecnológico) como membros para discutir suas estruturas de pesquisa e participar na construção do II Planapo. Também solicitou à mesa coordenadora da CNAPO uma audiência com o ministro Patrus Ananias, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para discutir a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e apresentar algumas intencionalidades da CNAPO.

Leia mais…

ST de Mulheres na CNAPO 2

feminismo agroecologiaO ST de Mulheres da CNAPO se reuniu na tarde do dia 07 de julho de 2015. Na ocasião foram apresentadas as novas membras da ST e as novas coordenadoras dos programas na diretoria políticas para as mulheres rurais do MDA, e informes sobre a agenda das mulheres para os próximos meses, como a realização da V Marcha das Margaridas que será em Brasília nos dias 11 e 12 de agosto. 

Leia mais…

 


Secretaria Executiva da ANA
Rua das Palmeiras nº 90 – Botafogo – Rio de Janeiro – CEP 22.270-070
http://www.agroecologia.org.br | Acesse a ANA no Facebook
Fone: 21 2536-7390 | Fax: 21 2233-8363
Para deixar de receber o boletim da ANA, clique aqui: [UNSUBSCRIPTIONURL]