st sociobioForam constatadas uma séria de ações relacionadas à sociobiodiversidade que devem ser incorporadas no próximo Planapo. Em função da pulverização e sobreposição dessas ações em diversos planos e programas, sob a coordenação de diversos ministérios, de forma desarticulada, foi identificada a necessidade de reunir tudo sob um instrumento vinculado à PNAPO que favoreça a implementação e monitoramento da agenda da sociobiodiversidade e do extrativismo sustentável, no âmbito das diferentes esferas de governo.

 

Para a próxima reunião da CNAPO o GT levará para discussão na ST/Sociobio uma minuta de documento que contenha eixos, linhas de ações e iniciativas para a composição de um Programa que atenda a essa demanda e que seja incorporado ao próximo PLANAPO. Esse trabalho será realizado com base no monitoramento do Planapo para identificar as ações que estão sendo executadas satisfatoriamente.

Foi definida uma nova composição do GT: Gabriel, Jacobson, Leonardo, Alberto, Josemar, Potiara (MMA), Sandra (SFB), Hiran e Marcelo (MDA), Débora (INCRA), Bruno (MCTI), Clodoaldo e Édel (CNS), Paulo Rogério, Álvaro (Rede Cerrado), Fábio (Rede Juçara), José Augusto (FUNAI), Consolación (Embrapa), Tati (GIZ).

Até 07/01 MMA e MDA enviarão ao grupo uma proposta de cronograma e metodologia de trabalho, a ser implementada a partir da primeira reunião, que será na segunda quinzena de janeiro de 2015. Foi proposta ainda a realização de um seminário da sociobiodiversidade em março de 2015, que reunirá as experiências dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) apoiados pelo MMA e MDS. Serão discutidas a realidade da agenda da sociobiodiversidade nos estados e a proposta do novo programa para a sociobiodiversidade, que deverá ser levada para o evento. A ideia é mobilizar novos atoresnesse espaço, listados pela coordenação da Subcomissão até a reunião de janeiro,para comporem a ST da Sociobio/CNAPO.

MMA e MDA elaborarão um documento informativo a ser encaminhado, até 10/12/14, para as instâncias estaduais, atualizando sobre o processo em curso de retomada da agenda da Sociobiodiversidade no âmbito do Governo Federal. Também foi encaminhado propor uma reunião da CIAPO com o tema da sociobiodiversidade.