pelekatiaNa primeira reunião, o ministro Mendes Ribeiro Filho disse que o colegiado vai auxiliar na elaboração de uma agenda estratégica para fortalecer o agronegócio nacional.

Repare: Kátia Abreu cada vez mais perto do governo (o vice Michel Temer já a convidou para se filiar ao PMDB);

Agora, imagine se o combalido MDA propusesse algo semelhante, reunindo os movimentos sociais para debater uma agenda estratégica para fortalecer a agricultura familiar? Não é difícil imaginar que o clima que levou ao golpe no Paraguai se espalharia por aqui.

Enquanto isso, Pelé faz as vezes de garoto propaganda da CNA.

E a reforma agrária continua parada…

Agência Brasil, 24/07/2012.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta segunda-feira (23), em Brasília, o Comitê Estratégico do Agronegócio.

Fazem parte do comitê parlamentares, personalidades do agronegócio e do mundo empresarial, a exemplo do empresário Jorge Gerdau e da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidenta da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), além de ex-ministros da Agricultura, como Antonio Delfim Netto (governo João Figueiredo), Alysson Paulinelli (governo Ernesto Geisel), Marcus Vinicius Pratini de Moraes (governo Fernando Henrique Cardoso) e Roberto Rodrigues (governo Luiz Inácio Lula da Silva).

O grupo se reunirá duas vezes por ano, nos meses de abril e novembro, para a definição de políticas agrícolas, indicadores e metas de desempenho e fixação de diretrizes. Além dessas ações, o comitê também é responsável por avaliar e acompanhar as ações de governo aplicadas ao desenvolvimento e sustentabilidade do agronegócio nacional.

Além dos 15 integrantes divulgados no último dia 20, no Diário Oficial da União, o comitê estratégico será integrado ainda por outros dois membros indicados pelo Senado Federal. A iniciativa faz parte da programação de aniversário de 152 anos do ministério, que vai ser comemorado no próximo dia 28.

Entre os presentes ao evento de lançamento do comitê estavam integrantes como os ex-ministros Alysson Paulinelli, Marcus Vinícius Pratini e Roberto Rodrigues, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), e os deputados Edinho Araújo (PMDB/SP) e Homero Pereira (PSD/MT), além de representantes de associações do setor.

Cada participante recebeu uma cópia do Plano de Ações Estratégicas do Mapa para os anos de 2012 a 2014. Segundo Mendes Ribeiro Filho, o plano é um instrumento que alavancará as ações de crescimento na agricultura brasileira. A próxima reunião está marcada para daqui a 45 dias, mas ainda não tem local definido.

(*) Matéria reproduzida do Pratos Limpos.