Carta política aprovada por unanimidade na plenária final do II Encontro Nacional de Agroecologia, realizado no Recife de 2 a 6 de junho de 2006.

Capa carta politica II ENAOrganizado pela Articulação Nacional de Agroecologia, o II ENA expressou o avanço do movimento agroecológico brasileiro na construção de convergências em torno de um projeto democrático e sustentável de desenvolvimento rural do país.

A carta política do II ENA constitui a síntese dessas convergências, que estão ancoradas nas experiências agroecológicas da produção familiarque se irradiam por todas as regiões do Brasil. Ela aponta estratégias comuns centradas em dois temas que estiveram presentes em todos os debates: o fortalecimento da alternativa agroecológica e o enfrentamento do modelo de desenvolvimento do agronegócio apoiado no latifúndio e nos monopólios agroindustriais e financeiros.

A Carta política foi aprovada unanimamente na plenária final do II ENA. Além de expressar os pontos de unidade que referenciaram e dinamizaram a Articulação Nacional de Agroecologia, ela está destinada também a alimentar a produção de experiências, debates e conhecimentos que inspirem o fortalecimento e a construção de novas unidades do “campo agroecológico”.

Recife, Junho de 2006.

Baixar publicação